O que você precisa saber sobre plano de negócios
A falta de planejamento prévio está entre os três principais motivos para o fechamento das empresas, conforme apontou uma pesquisa realizada pelo Sebrae – SP.
Então, antes mesmo de ter um comportamento empreendedor, o Plano de Negócio deve ser a primeira tarefa realizada por quem pretende empreender. É por meio dele que o empreendedor organiza todas as informações sobre o empreendimento e avalia a viabilidade do futuro negócio.
Vale ressaltar que o plano de negócio é importante tanto para quem está começando o negócio quanto para quem está com o empreendimento em operação. Ele não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise e informação, diminuindo as incertezas do seu negócio.
O Plano de Negócios pode ajudar em várias situações, são elas:
- Organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
- Criar estratégias para mitigar as fraquezas e ameaças;
- Orientar a expansão de empresas já em atividade;
- Apoiar a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias;
- Facilita a comunicação entre sócios, investidores, fornecedores e parceiros;
- Na captação de recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.
Outro detalhe importante é que o plano não pode ser um documento estático, ele precisa ser revisitado e remodelado constantemente, conforme a empresa progride em seus vários estágios de desenvolvimento.
O que veremos neste artigo:
- O que é um plano de negócio?
- Por que fazer um plano de negócio?
- Por onde começar?
- Como elaborar um plano de negócio.
O que é um plano de negócio?
O plano de negócio é como um manual sobre o empreendimento. É um documento em que você deve organizar todas as informações sobre o negócio que pretende começar: descrição do negócio, análise do mercado, plano de marketing etc. Deve conter os objetivos que pretende alcançar com a empresa e quais caminhos precisam ser percorridos para que estes objetivos sejam alcançados.
Por que fazer um plano de negócio?
Será que este é um bom negócio? Será que tem mercado para esse produto? Será que você tem uma verdadeira oportunidade nas mãos ou é apenas uma ideia na cabeça?
São inúmeras as dúvidas que surgem quando pensamos em empreender. Por isso é fundamental escrever um plano de negócio. É por meio dele que você reunirá informações detalhadas do ramo que pretende atuar, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do empreendimento. Esse planejamento vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira.
Não é o desejado, mas durante o processo de elaboração deste plano, o projeto pode-se revelar inviável, resultando em não desperdício de tempo e de dinheiro por parte do empreendedor e investidores.
Por onde começar?
Antes de começar o plano de negócio, nós recomendamos que o empreendedor realize duas atividades de preparação:
- Estude o mercado que pretende atuar: Busque o máximo de informação que puder sobre o segmento que deseja empreender: converse com quem já empreende neste setor; leia sobre o assunto; converse com possíveis clientes e entenda qual a dor você poderá sanar. A informação será sua melhor aliada, sempre!
- Faça um Business Model Canvas sobre o negócio que pretende empreender: Ele é uma excelente ferramenta, visual e ágil, que permite um conhecimento global sobre o empreendimento. Neste material você irá descrever qual proposta de valor pretende entregar; qual o segmento de clientes pretende atender; os canais de comercialização e recebimento do seu produto; como se relacionará com os clientes; quais as atividades-chave do seu negócio; quais os recursos necessários; quais os parceiros do negócio e quais as fontes de receita e de custos.
O Canvas permite uma melhor visualização estratégica na hora da criação do seu negócio.
Neste link você pode baixar o nosso modelo de Business Model Canvas para preencher.
Como elaborar um plano de negócio?
É hora de colocar toda a informação no papel.
Não existe um modelo fechado de Plano de Negócio, mas aqui listamos 7 pontos importantes que não poderão faltar neste documento:
1 – Sumário Executivo
É um resumo sobre o empreendimento. Nele, você apresenta um panorama geral dos principais pontos que serão desenvolvidos com mais detalhes nos tópicos seguintes. Procure incluir informações como: que é o negócio; quais os principais produtos ou serviços; quem serão seus principais clientes; formas de comercialização etc.
É importante que o sumário executivo permita que outras pessoas que irão ler o documento – como potenciais investidores – entendam a proposta do negócio e avaliem sua viabilidade rapidamente.
Justamente por ser um resumo, o sumário executivo só deve ser elaborado depois que o restante do plano estiver pronto.
2 – Descrição do Negócio
Neste tópico que você deverá desenvolver todo o descritivo da empresa e detalhar profundamente o negócio que pretende abrir. Procure abordar:
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições. Pode ser apresentado em formato de organograma.
- Dados do empreendimento: missão, visão e valores;
- Setores de atividades: indústria, comércio, indústria e comércio, agropecuária;
- Estrutura operacional: capacidade de produção, logística, relação de fornecedores;
- Enquadramento jurídico e tributário;
- Capital social: composição e participações;
- Investimento total: investimento em capital fixo e em capital de giro;
- Finanças: Fonte de recursos, despesas fixas e variáveis, estimativa de faturamento; indicadores de resultado.
3 – Análise de Mercado
Aqui é interessante buscar informações sobre o desenvolvimento desse segmento de atividade no país, expansão ou saturação do mercado e se há demanda suficiente para esse produto ou serviço.
Procure entender quem são seus clientes, identificando suas características gerais como faixa etária, gênero, escolaridade e faixa de renda. Busque identificar, também, os interesses e comportamentos dos clientes e os fatores decisivos na hora da compra. Nem todos os clientes escolhem com base no preço; muitos priorizam qualidade, marca, ou até mesmo prazo de entrega e experiência de atendimento.
Lembre-se de estudar a concorrência. Identifique a forma como eles operam para levantar os pontos fortes e fracos. Pode ser aí que esteja o seu diferencial no negócio e onde você ganhará vantagem competitiva.
E por fim, já faça uma busca sobre os fornecedores do seu empreendimento. Quem são, onde estão, formas de pagamento praticadas, tempo de entrega etc. Esse mapeamento ajudará a selecionar os fornecedores, levando-se em consideração não apenas o custo, mas a qualidade, agilidade e a flexibilidade na negociação.
4 – Plano de Marketing
Neste ponto do seu Plano você deverá fazer a descrição detalhada do seu portfólio de produtos ou serviços. Já incluindo a precificação de cada item, levando em consideração os custos, margem de lucro e a média dos preços praticados no mercado.
Não poderá faltar as estratégias de promoção do seu produto ou serviço. Detalhar como será a forma de divulgação, os canais de distribuição, formas de aquisição e fidelização de clientes e a localização do empreendimento.
5 – Plano Financeiro
Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. É aqui que você deverá mostrar a viabilidade do negócio, demonstrando se o potencial de geração de receita e lucratividade é compatível com a estrutura de custos.
Deverá listar:
- estimativa do investimento para começar o negócio;
- estimativa de estoque;
- estimativa do capital de giro para manter a empresa funcionando;
- cálculo do custo unitário dos produtos ou serviços;
- projeção de faturamento mensal;
- projeção da lucratividade;
- Prazo de retorno do investimento.
É importante construir diversos cenários – otimistas, pessimistas e prováveis – e, assim, considerar como seria o desempenho do seu negócio em cada um deles.
6 – Plano Operacional
Aqui você irá descrever como o empreendimento irá funcionar, apresentando o layout, a capacidade produtiva ou de atendimento, como serão os processos operacionais/produtivos, equipe e descrição dos cargos.
Inclua neste a descrição das metas de cada departamento e como os setores devem se comportar para que as grandes metas estabelecidas para a empresa possam ser alcançadas.
7 – Métricas para o negócio
Como já dizia Peter Drucker, pai da administração moderna: “o que pode ser medido, pode ser melhorado”.
Desta forma, é fundamental que você estabeleça métricas em todas as suas estratégias. Pois será por meio delas que você saberá exatamente o que está funcionando e o que não está.
Buscar ajuda neste momento é muito importante para a criação de um bom plano.
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